Pages

Ads 468x60px

Publicidade

segunda-feira, 14 de maio de 2012

OBRAS DE PHILIPPE PERRENOUD

Livros
Allal, L., Cardinet J. et Perrenoud, Ph. (dir.) (1986). À avaliação formativa num ensino diferenciado. Coimbra : Livraria Almedina (trad. en portugais de L'évaluation formative dans un enseignement différencié. Berne : Lang, 1979, 6e éd. 1991).
Altet, M., Paquay, L. e Perrenoud, Ph. (dir.) (2003). A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre : Artmed Editora (trad. de Altet, M., Paquay. L et Perrenoud, Ph. (dir.) Formateurs d'enseignants. Quelle professionnalisation ? Bruxelles : De Boeck., 2002.
Gather Thurler, M. et Perrenoud, Ph. (1994). A Escola e a Mudança. Contributos sociólogicos. Lisboa: Escolar Editora.
Paquay, L., Altet, M., Charlier, E. et Perrenoud, Ph. (dir.) (2001). Formando professores profissionais. Quais estratégias ? Quais competências ? Porto Alegre :Artmed Editora (trad. en portugais de Paquay, L., Altet, M., Charlier, É. et Perrenoud, Ph. (dir.) Former des enseignants professionnels. Quelles stratégies ? Quelles compétences ? Bruxelles : De Boeck, 1998, 2e éd.).
Perrenoud, Ph. (1993). Práticas pedagógicas, profissão docente e formação : perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote..
Perrenoud, Ph. (1995). Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto : Porto Editora (trad. en portugais de Métier d'élève et sens du travail scolaire. Paris : ESF, 1994).
Perrenoud, Ph. (1999). Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Porto Alegre : Artmed Editora (trad. en portugais de L'évaluation des élèves. De la fabrication de l'excellence à la régulation des apprentissages. Bruxelles : De Boeck, 1998).
Perrenoud, Ph. (1999). Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre :Artmed Editora (trad. en portugais de Construire des compétences dès l'école. Paris : ESF, 1997, 2e éd. 1998).
Perrenoud, Ph. (1999). Pedagogia Diferenciada. Das Intenções à Ação. Porto Alegre : Artmed Editora (trad. en portugais de Pédagogie différenciée : des intentions à l'action. Paris : ESF, 1997)
Perrenoud, Ph. (2000). Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre : Artmed Editora (trad. en portugais de Dix nouvelles compétences pour enseigner. Invitation au voyage. Paris : ESF, 1999).
Perrenoud, Ph. (2001). Porquê construir competências a partir da escola ? Desenvolvimento da autonomia e luta contra as desigualdades. Porto: ASA Editores.
Perrenoud, Ph. (2001). Ensinar : Agir na urgência, decidir na incerteza. Saberes e compêtencias em uma profissão complexa. Porto Alegre: Artmed Editora (trad. en portugais de Enseigner : agir dans l'urgence, décider dans l'incertitude. Savoirs et compétences dans un métier complexe. Paris : ESF, 1999, 2e éd.).
Perrenoud, Ph. (2001). A Pedagogia na Escola das Diferenças. Fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed Editora (trad. en portugais de La pédagogie à l'école des différences. Fragments d'une sociologie de l'échec. Paris : ESF, 1996, 2e éd.).
Perrenoud, Ph. (2002). A Prática Reflexiva no Ofício de Professor : Profissionalização e razão pedagógicas. Porto Alegre: Artmed Editora (trad. en portugais de Développer la pratique réflexive dans le métier d'enseignant. Professionnalisation et raison pédagogique. Paris : ESF, 2001).
Perrenoud, Ph. (2002). Dieci Nuove Competenze per Insegnare. Invito al viaggio. Roma : Anicia (trad. en italien de Dix nouvelles compétences pour enseigner. Invitation au voyage. Paris : ESF, 1999).
Perrenoud, Ph. (2002). Aprender a negociar a mudança em educação. Novas estrategias de inovação. Porto : ASA Editores.
Perrenoud, Ph. (2002). A escola e a aprendizagem da democracia. Porto: ASA Editores.
Perrenoud, Ph. (2004). Os ciclos de aprendizagem. Um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre : Artmed Editora (trad. en portugais de Les cycles d'apprentissage. Une autre organisation du travail pour combattre l'échec scolaire. Sainte-Foy : Presses de l'Université du Québec, 2002).
Perrenoud, Ph. (2004). Escola e Cidadinia. O papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed Editora (trad. en portugais de L'École est-elle encore le creuset de la démocratie ? Lyon : Chronique Sociale, 2003).
Perrenoud, Ph., Gather Thurler, M., De Macedo, L., Machado, N.J. E Allessandrini, C.D. (2002). As Competências para Ensinar no Século XXI. A Formação dos Professores e o Désafio da Avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora.

Artigos
Altet, M., Paquay, L. e Perrenoud, Ph. (2003). A profissionalização dos formadores de professores. In Altet, M., Paquay, L. e Perrenoud, Ph. (dir.) A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed Editora, pp. 10-17 [2003_02].
Altet, M., Paquay, L. e Perrenoud, Ph. (2003). A profissionalização dos formadores de professores: realidade emergente ou fantasia? In Altet, M., Paquay, L. e Perrenoud, Ph. (dir.) A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed Editora, pp. 233-244 [2003_03].
Perrenoud, Ph. (1978). Das diferenças culturais as desigualdades escolares: a avaliação e a norma num ensino diferenciado. Analise psicológica (Lisboa), n° 1, pp. 133-155 [1978_05].
Perrenoud, Ph. (1992). Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica, in Estrela, A. et Nóvoa, A. (dir.) Avaliações Em Educação : Novas Perspectivas. Lisboa: Educa pp. 155-173 [1992_16].
Perrenoud, Ph. (1998). Formação Continua e Obrigatoriedade de Competências na Profissão de Professor. Idéias (Sao Paulo, n° 30, pp. 205-248  [1998_48].
Perrenoud, Ph. (1998). A Avaliação dos Estabelecimentos Escolares : um Novo Avatar da Ilusão Cientificisca ? Ideias (São Paulo), n° 30, pp. 193-204 [1998_49].
Perrenoud, Ph. (1999). Construir competências é viras as costas aos saberes ? Pátio. Revista pedagógica, n° 11, Novembro, pp. 15-19  [1999_39].
Perrenoud, Ph. (1999). Formar professores em contextos sociais em mudança. Prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação,n° 12, pp. 5-21 [1999_34].
Perrenoud, Ph. (1999). Oz dez não ditos ou a face escondida da profissão docente. Espaço Pedagógico (Universidade de Passo Fundo), vol. 6, n° 2, dezembro, pp. 105-121 [1999_42]. 
Perrenoud, Ph. (1999). Profissionalização do Professor e Desenvolvimento de Ciclos de Aprendizagem. Cadernos de Pesquisa, n° 106, novembro, pp. 7-26 [1999_36].
Perrenoud, Ph. (2000). As práticas pedagógicas mudam e de que maneira ? Revista Impressão Pedagógica (Curitiba), n° 23, Julho/Agosto, pp. 14-15 [2000_25].
Construindo competências. Entrevista com Philippe Perrenoud, Paola Gentile et Roberta Bencini. Nova Escola, Setembro de 2000, pp.19-31 [2000_31].
Perrenoud, Ph. (2001). Dez Novas Competências para uma nova profissão. Pátio. Revista pedagógica, n° 17, Maio-Julho, pp. 8-12 [2001_23].
Perrenoud, Ph., Altet, M., Charlier, É. et Paquay, L. (2001). Formando professores profissionais : três conjuntos de questões. In Paquay, L., Altet, M., Charlier, E. et Perrenoud, Ph., (dir.) Formando professores profissionais. Quais estratégias ? Quais competências ? Porto Alegre : Artmed Editora, pp. 11-22 [2001_38].
Perrenoud, Ph. (2001). O trabalho sobro o hábitos na formação de professores : análise das práticas e tomada de consciência. In Paquay, L., Altet, M., Charlier, E. et Perrenoud, Ph., (dir.) Formando professores profissionais. Quais estratégias ? Quais competências ? Porto Alegre : Artmed Editora, pp. 161-184 [2001_39].
Perrenoud, Ph., Altet, M., Charlier, É. et Paquay, L. (2001). Fecundas incertezas ou como formar professores antes de ter todas as respostas. In Paquay, L., Altet, M., Charlier, E. et Perrenoud, Ph., (dir.) Formando professores profissionais. Quais estratégias ? Quais competências ? Porto Alegre : Artmed Editora, pp. 211-223 [2001_40].
Perrenoud, Ph. (2002). A formação dos professores no século XXI. In Perrenoud, Ph., Gather Thurler, M., De Macedo, L., Machado, N.J. e Allessandrini, C.D. As Competências para Ensinar no Século XXI. A Formação dos Professores e o Désafio da Avaliação. Porto Alegre :Artmed Editora, pp. 11-33 [2002_09].
Perrenoud, Ph. (2002). Os desafios da avaliação no contexto dos ciclos de aprendizagem plurianuais. In Perrenoud, Ph., Gather Thurler, M., De Macedo, L., Machado, N.J. e Allessandrini, C.D. As Competências para Ensinar no Século XXI. A Formação dos Professores e o Désafio da Avaliação. Porto Alegre : Artmed Editora, pp. 35-59 [2002_10].
Perrenoud, Ph. (2002). Os sistemas educativos face às desigualdades e ao insucesso escolar : uma incapacidade mesclada de cansaço. In Duarte, J.B. (dir.) Igualdade e Diferença. Numa escola para todos. Lisboa : Edições Universitárias Lusofonas, pp. 17-44 [2002_14].
Perrenoud, Ph. (2002). Programas escolares orientados para as competências. O que fazer da ambigüidade ? Pátio. Revista pedagógica, n° 23, Setembro-Outubro, pp. 8-11 [2002_28].
Perrenoud, Ph. (2003). A divisão do trabalho entre formadores de professores : desafios emergentes. In Altet, M., Paquay, L. e Perrenoud, Ph. (dir.) A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed Editora, pp. 199-220 [2003_02].
Perrenoud, Ph. (2003). As compêtencias a serviço da solidariedade. Pátio. Revista pedagógica, n° 25, pp. 19-24 [2003_07].
Perrenoud, Ph. (2003). O ensino não é mais o mesmo ! Presença Pedagógica (Belo Horizonte), mar./abr., n° 50, pp. 31-33 [2003_09].
Perrenoud, Ph. (2003). Sucesso na Escola : Só o Currículo, Nada mais que O Currículo ! Cadernos de Pesquisa, n° 119, julho, pp. 7-26 [2003-21].
Perrenoud, Ph. (2003). Para educar crianças pequenas, o bom senso não basta ! Pátio. Educação Infantil, n° 2, agosto-novembro, pp. 18-20 [2003_28].
Perrenoud, Ph. (2004). Os ciclos de aprendizagem : novos espaços-tempos de formação. Pátio. Revista pedagógica, n° 30, Maio, pp. 16-19 [2004_04].
Retour au début

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text

Sample Text