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quinta-feira, 24 de maio de 2012

Concepção de escola, ensino e aprendizagem segundo Vigotski


Concepção de escola, ensino e aprendizagem
Segundo Vigotski
A obra de Vigotski é inovadora contrapondo as visões correntes na sua época, nas primeiras décadas do século XX.
Durante o tempo de trabalho Vigotski elaborou sua teoria que ficou conhecida como teoria sócio- histórica ou teoria histórica cultural.
Segundo Vigotski o homem é um ser ativo, histórico e social e dessa forma sua ação na natureza marcos e produtos que serão apropriados pelos demais integrante do núcleo social mediante as atividades praticadas. Para ele, as funções psíquicas que compreendem o pensamento, a linguagem, a memória, o raciocínio lógico e outros, antes de se tornarem internos ao individuo, precisam ser vivenciados nas relações entre as pessoas.
Vigotski salienta que o aprendizado do individuo parte das suas interações do mesmo com os objetos que o cercam através dos processos mediação do meio social em que vive, na teoria Vigotskiana o processo do desenvolvimento do individuo surgem de sua pré história e de suas raízes biológicas tendo  a fala como  o primeiro instrumento do desenvolvimento cultural e social  sendo de grande representatividade para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Visto que na teoria histórica cultural o educador deve possibilitar, que as crianças se apropria de elementos culturais para que possam adquirir habilidades de sua  gerações  anteriores.
No trecho do seu livro ( A Formação social da mente – 1998,pag. 176 ) Vigotski afirma que a mobilização das atividades socialmente enraizadas  e historicamente desenvolvida constitui o aspecto característico da psicologia humana é a base do salto qualitativo da psicologia animal para a psicologia humana.
Segundo ele a capacidade de aprendizagem da criança é variável isso nos faz entender que o curso do aprendizado de cada um obviamente seria diferente.
Vigotski 1935 caracteriza essa diferença em zona de desenvolvimento proximal. Ela é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, onde a soluções dos problemas acontece sobre as orientações de um adulto, ou através da colaboração do companheiro mais capaz.
Vigotski é internacionalista, isso enriquece sua teoria, que resulta asseguradamente no processo ensino aprendizagem do sujeito, pois segundo ele isso só acontece de acordo com suas interações com seu meio.
Nessa perspectiva teórica sócio internacionalista, na permissão de  que o desenvolvimento humano somente pode ser compreendido em seu contexto social, a qual enfatiza a correlação entre desenvolvimento e aprendizagem ressaltando sempre a importância da interação social que concebe o desenvolvimento do individuo.
Segundo ele, brincadeiras e jogos variados são instrumentos eficazes para o aprendizado, pois neles a crianças fazem projeções de atividades da vida
Adulta, desenvolvendo um papel cultural, onde futuramente desenvolve seus valores, afirma que a brincadeira na infância aguça a imaginação da criança habilitando-as na construção de regras, lhes proporcionado oportunidades para o desenvolvimento intelectual, de aprendizado significativo. Em que são inseridos.
Através de seus reflexos partindo do que é concreto, ele se torna gradativamente consciente que é o sujeito da sua própria educação.
Desta maneira a experiência humana consiste em sua história, e sua aprendizagem acontece de acordo com a relação que ele mantém com o outro e com o meio.
O processo educativo desse sujeito deve oferecer uma educação problematizadora, estimulando o individuo a separar seus desafios sendo capaz de modificar o resultado em que está inserido, pensando também na transformação de si mesmo, podendo elaborar seus próprios conhecimento.
Levando em conta que os mesmo é um ser que possui suas raízes históricas e culturais, sendo um grande colaborado dos seus conhecimentos no espaço
No processo de maturação do individuo é pertinente salientar, que cabe ao educador a intervenção adequada, tornando a aprendizagem significativa para o desenvolvimento humano.
A criança por si só não é capaz de compreender e decifrar as conquistas e avanço da cultura humana sendo necessária a intervenção e a orientação de individuo mais experiente. Nessa perspectiva Vigotskiana  o educador deve atuar  como mediador da relação da criança com o meio. Ele deve possibilitar a apropriação dos elementos da cultura por parte da criança em seu processo de conhecer o mundo fazendo com que os objetos da cultura façam sentidos para os m,esmos, que assim podem compreender suas funções ( Cole – 2004, pags. 40 e 41).
Nesse contexto é de grande relevância, que a escola apresenta espaços significativos para o desenvolvimento desses sujeitos. De acordo com Vigotski para desenvolver o processo de aprendizagem significativa faz se necessária as transformações do ambiente em zonas múltiplas, aproximando e proporcionando interações entre o aluno e seus companheiros, possibilitando o conceito e reconceito dos fenômenos presentes na sociedade.
Portanto é pertinente salientar que a escola deve desenvolver o papel mediador onde proporcione situações de atividade desafiadoras estimulando aglomeração de conhecimento.
No trecho do livro  A formação Social da Mente Vigotski ,nos mostra alguns de aspectos específicos da educação na sala de aula:
O processo de educação escolar é qualitativamente diferente do processo de educação em sentido amplo. Na escola a criança esta diante de uma tarefa particular: entende as bases dos estudos cientifico, ou seja, um sistema de concepções científico.
Durante o processo de educação escolar a criança parte de suas próprias generalizações e significados; na vida ela não sai de seus conceitos, mas, sim, entra no novo caminho acompanhado deles, entra no caminho da análise intelectual, da comparação, da unificação e do estabelecimento de reações lógicas. A criança raciocina, segundo as explicações recebidas, e então reproduza operações lógicas, novas para elas, de transição de uma generalização para outras generizações. Os conceitos iniciais que foram construídos na criança ao longo de sua vida no contexto de seu ambiente social (Vigotski chamou este conceito de “ Diários” ou “ espontânea”, espontâneos na medida em que  são formadas independentemente de qualquer processo especialmente voltado para desenvolver seu controle) são agora deslocados para novo processo, para nova relação especialmente cognitiva com o mundo, e assim nesse processo os conceitos da criança são transformado em sua estrutura muda.Durante o desenvolvimento da consciência na criança o entendimento das bases de um sistema científico de conceitos assume agora a direção do processo.
Sendo assim , apesar dessa perspectiva implica ter atenção constantemente  do movimento da história social e individual do mesmo de forma a compreender os  sujeitos de aprendizagem e definir mediações para a aprendizagem.


3 comentários:

  1. Só uma dica, o texto é interessante, mas está cheio de erros de concordância, acentuação e formatação.. isso empobrece o site.

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  2. O conteúdo é bacana, mas o texto está sofrível. Um site sobre educação não deveria publicar textos nesse nível, depõe contra a credibilidade do site.

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